top of page

Futebol Feminino nas Olimpíadas- Atlanta 1996

  • Foto do escritor: Fernanda Scave
    Fernanda Scave
  • 3 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Os Jogos Olímpicos de 1996 marcaram a entrada do futebol feminino na competição, após exatos 100 anos desde a 1ª edição.


De 19 de julho a 4 de agosto, a cidade de Atlanta (Estados Unidos) recebeu as 8 seleções mais bem colocadas na Copa de 1995, critério pelo qual foram selecionadas apenas naquela edição. Assim, China, Japão, Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Noruega e Suécia foram organizados em 2 grupos para 1ª fase.





O Brasil, único sul-americano, entrou em solo estadunidense com Meg, Nenê, Suzy, Fanta, Márcia Taffarel, Elane (autora do 1º gol brasileiro em Copas do Mundo), Pretinha, Formiga, Michael Jackson, Sissi, Roseli, Didi, Marisa, Tânia, Nilda, Sônia, Leda Maria e Kátia Cilene, comandadas pelo técnico José Duarte. Formiga, a caçula do elenco, tem, hoje, participação em todas as Olimpíadas desde 96.


As brasileiras passaram da fase de grupos em 2º lugar, após empatarem com Noruega (2x2) e Alemanha (1x1) e vencerem o Japão (2x0). Contra a Noruega, Pretinha marcou o 1º gol brasileiro em Olimpíadas.


Na semifinal, foram derrotadas pela China por 3 a 2. Na disputa pelo bronze, reencontraram as norueguesas, campeãs da Copa de 1995. O jogo terminou em 2 a 0 para as europeias e o Brasil conquistou um honroso 4º lugar.





A final ficou por conta de Estados Unidos e China, que lotaram o estádio com 76.481 pessoas, um verdadeiro recorde num evento esportivo feminino, que só seria quebrado pelos 90 mil na Copa de 1999, com 2 coincidências: a final também foi nos EUA e com as mesmas seleções.


Com um placar apertado de 2 a 1, os Estados Unidos ganharam o 1º ouro do futebol olímpico. As norte-americanas escreviam seus nomes no topo do futebol mundial, já que também haviam vencido a 1ª Copa do Mundo de Futebol Feminino.



Na artilharia, a brasileira Pretinha dividiu espaço com as norueguesas Ann Aarones e Linda Medalen, com 4 gols cada.




Comments


Visite nossas redes!

  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2020 por Futebol é pra Mulher.

bottom of page