Futebol Feminino nas Olimpíadas
- Fernanda Scave
- 1 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2020

Você sabe quando o futebol feminino foi introduzido nas Olimpíadas? Quantos eram os participantes? Quem foi a 1ª seleção medalhista de ouro? E o Brasil, qual a trajetória da nossa seleção desde a 1ª edição?
Nos próximos dias, traremos uma série sobre o futebol feminino em cada edição dos Jogos Olímpicos, com fatos, fotos e vídeos.
Mas qual a história da mulher nas Olimpíadas?
Os chamados Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram pela 1ª vez em 1896, organizados pelo Barão de Coubertin. Desde o início, as mulheres foram impedidas de participar oficialmente, já que a crença à época era de que os corpos femininos não eram adequados às competições, muito menos as de contato físico.
A luta feminina no esporte foi muito maior do que se pode escrever em poucos caracteres. A partir dela, ao longo do século XX, as mulheres foram adentrando algumas modalidades da competição.
Após 100 longos anos desde a 1ª edição dos Jogos Olímpicos, em 1996, o futebol feminino foi incluído às modalidades.
À época, só havíamos assistido a um Torneio Internacional em 1988 e a duas Copas do Mundo, em 1991 e 1995, todos organizados pela FIFA. As seleções dos Estados Unidos e da Noruega eram as únicas campeãs mundiais. O Brasil, apesar do 3º lugar em ’88, ainda não havia conseguido passar da fase de grupos na Copa.
Então, há 24 anos, em Atlanta, as mulheres começaram a escrever a história do futebol olímpico... Não deixe de acompanhar, ao longo da semana, nossa série sobre o Futebol Feminino nas Olimpíadas!
Comments